Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cultura Empreendedora

Associação dos Cafeicultores do Sudoeste de Minas passa a integrar a Plataforma Global do Café

A região Sudoeste de Minas fará parte da Plataforma Global do Café (GCP), associação internacional de integrantes que congrega atores de toda a cadeia cafeeira, incluindo produtores, cooperativas, traders & exportadores, indústria torrefadora, varejistas, entidades e sociedade civil, que trabalham coletivamente em prol de um setor próspero e sustentável.


A região Sudoeste de Minas fará parte da Plataforma Global do Café (GCP), associação internacional de integrantes que congrega atores de toda a cadeia cafeeira, incluindo produtores, cooperativas, traders & exportadores, indústria torrefadora, varejistas, entidades e sociedade civil, que trabalham coletivamente em prol de um setor próspero e sustentável. A iniciativa faz parte do Planejamento Estratégico da região aprovado em assembleia, que busca mobilizar cafeicultores para a conservação do meio onde vivem e o futuro que desejam deixar, focado numa cafeicultura moderna e de impacto positivo.

A adesão à plataforma é fruto de ações de planejamento e reformulação da governança da Associação dos Cafeicultores do Sudoeste proposta e desenvolvida pelo Sebrae Minas para gerar ações conjuntas entre os produtores, na busca de maior sustentabilidade na produção, mais qualidade e competitividade para o produto, e o fortalecimento das lideranças do setor.

"Integrar a Plataforma Global é um grande reconhecimento e reforça um posicionamento diferenciado dos cafeicultores do Sudoeste que reconhecem a importância de um processo produtivo sustentável. O mercado global tem exigido um café que respeita o meio ambiente e que tenha alta qualidade. Nossos produtores sabem disso e, agora, estão sendo reconhecidos a nível nacional e internacional", explica o gerente do Sebrae Minas na regional Centro-Oeste e Sudoeste, Leonardo Mól.

"Reconhecemos as ações que já são desenvolvidas individualmente por cafeicultores, e esperamos impulsionar compromissos individuais e coletivos, atendendo à demanda crescente do mercado global do café para a valorização da origem produtora, baseada em qualidade e boas práticas agrícolas" destaca o presidente da Associação dos Cafeicultores do Sudoeste de Minas, Fernando Barbosa.

Com essa iniciativa, a região passa a fazer parte de uma rede de relacionamento com especialistas de diferentes regiões do Brasil e do mundo, aumentando as ações em campo e alavancando conhecimento e capacidades. "A chegada da região Sudoeste de Minas acontece em um momento em que a Plataforma Global do Café trabalha para expandir seu alcance e impacto, de forma a assegurar a prosperiade para 95 mil produtores de café no Brasil, até 2030, por meio de ações que têm a cafeicultura regenerativa como eixo estratégico", explica o coordenador técnico da Plataforma no Brasil, Eduardo Matavelli.

Cafeicultura Consciente

Diversas propriedades rurais do território são assistidas pelo Educampo, do Sebrae, programa criado em 1997 e importante ferramenta de gestão da atividade cafeeira. Em 2022, com o apoio da BMSolo e da Consultoria Pimenta, um grupo de produtores iniciou um piloto de trabalho individualizado em cerca de 20 propriedades cafeeiras, denominado Projeto Cafeicultura Consciente, tendo como objetivos de longo prazo: aumentar resiliência às mudanças climáticas; realizar melhor gestão da propriedade no longo prazo (redução de custos, aumento de produtividade); além de trazer um difer;encial competitivo de mercado, atendendo demandas de consumidores, empresas e compradores.

Passados pouco mais de dois anos desse piloto com bons resultados individuais, o projeto evolui e passa a se chamar Programa Cafeicultura Consciente, visando implementar manejo de lavoura: solo saudável, alimento seguro e viabilidade econômica. O programa foi elaborado em alinhamento com as práticas do Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC), da Plataforma Global do Café.

O Currículo é um documento de elaboração coletiva construído com a participação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural dos principais estados produtores de café do Brasil, entidades de classe, institutos, associações e organismos de certificação. O CSC foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA (Portaria Nº 337) como um Programa Nacional de promoção de boas práticas agrícolas.

"Como produtores esperamos ter maior produtividade, acesso a ferramentas para recuperação do solo, maior controle dos custos com economia de insumos, além de garantir um solo saudável e alimento seguro para seres humanos sadios. Essa foi a base para construção desse trabalho" relata Reginaldo Emerson Dias Junior, da cidade de Guaxupé – MG, produtor, Gestor da Cafeicultura Consciente, um dos responsáveis pela criação do projeto juntamente a outros produtores.

Região Sudoeste de Minas

A cafeicultura é uma grande empregadora de mão de obra familiar nesse território, e se destaca pela atuação de produtores que estão na segunda ou terceira geração dos negócios, além da expressiva participação de mulheres na administração das fazendas.

O café é um importante produto para a economia dos 21 municípios que fazem parte da região: Arceburgo, Alpinópolis, Alterosa, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Conceição de Aparecida, Fortaleza de Minas, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, Passos, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso.

A Associação

A Associação dos Cafeicultores do Sudoeste de Minas, constituída em 2021, reúne mais de 80 associados e buscará mobilizar um número crescente de produtores para se unirem à entidade e somar forças para aumentar a sustentabilidade e a competitividade da cafeicultura na região.

"Em pouco tempo, a Associação conquistou aspectos importantes, como a marca coletiva da região, a Indicação Geográfica na categoria Indicação de Procedência, além de ter sido o primeiro Arranjo Produtivo Local para café em Minas Gerais. A adesão da região Sudoeste de Minas à Plataforma Global do Café (GCP) é um marco importante em nossa trajetória, fortalecendo nosso compromisso com a produção de café de maneira sustentável.", explica Fernando Barbosa.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste

Thiago Carvalho (Stark) – (37) 98829-3910 (WhatsApp)

thiago.stark@sebraemg.com.br

-

Cultura Empreendedora

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!