A partir de domingo (26) serão realizadas lives, eventos cívicos e uma corrida para celebrar a data. Vista de Viçosa, imagem de arquivo
Prefeitura de Viçosa/Divulgação
Na próxima quinta-feira (30) a cidade de Viçosa completará 150 anos. Para celebrar a data, a Prefeitura divulgou uma programação especial com realização de lives a partir de domingo (26). Os eventos ocorrem até o dia 1º de outubro.
As lives irão transmitir eventos cívicos, como uma sessão solene na Câmara dos Vereadores e hasteamento das bandeiras; eventos religiosos; apresentações culturais e artísticas.
“A programação deste ano foi pensada para valorizar os fazedores de cultura da nossa cidade. São 150 anos de nossa história e queremos trazer à tona a diversidade cultural e social de Viçosa, com toda a sua representatividade, seja na cultura popular, nas culturas urbanas, na música, na dança, entre outras”, ressaltou o secretário de Cultura, Thomas Medeiros.
As lives serão transmitidas pelo canal da Secretaria de Cultura no YouTube.
Programação
Domingo (26)
7h30 - Corrida dos 150 Anos de Viçosa: veja os percursos e modalidades dos 3 dias de corrida aqui;
9h - Mostra de Cultura Popular: Congado de São José do Triunfo | Movimento Retomada Puri | Folia de Reis dos Nobres;
10h - Celebração da Palavra Afro Inculturada;
11h - Capoeira;
11h10 - O Bloco
Segunda-feira (27)
20h - Hot Kiss;
21h15 - Luccas e Vinicius;
22h15 - Bia Dias
Terça-feira (28)
Sessão Solene na Câmara;
20h20 - Nosso Choro;
21h30 - Gilson Reis
Quarta-feira (29)
19h - Missa em ação de graças com participação do Coral Madrigal da Universidade Federal de Viçosa (UFV);
21h - Social do Samba;
22h15 - Banda Mega Mix
Quinta-feira (30)
9h - Solenidade com participação da Lira Santa Rita;
10h - Adê Ribeiro e Maracá;
11h30 - Centro Experimental de Artes;
12h30 - Brassamba convida;
14h - Cine Experimental | Mostra Audiovisual;
15h45 - Êxtase Cia. de Dança;
16h20 - Grupo Impacto de Dança;
17h00 - Slam Akewí;
17h20 - Os Atuais;
17h30 - NV Rap;
18h30 - Baurets;
19h30 - Carla Sceno;
21h - DJ Soultech
Sexta-feira (1º)
18h - Culto Evangélico
150 anos de história
O nascimento de Viçosa está ligado à época da exploração do ouro em Minas Gerais. Durante o período, várias famílias de localidades vizinhas resolveram procurar outras terras e se dirigiram para regiões banhadas pelos rio Turvo, rio Chopotó, rio Pomba e outros, onde ainda havia terras férteis e disponíveis.
Assim, foram fundadas fazendas que prosperaram e deram início à formação de núcleos populacionais, hoje cidades como Viçosa, Ubá, Visconde do Rio Branco e outras.
A história de Viçosa tem início no ano 1.800, com um pequeno povoado que veio a ser o berço da atual cidade. Em 8 de março daquele ano, um dos moradores do povoado, Padre Francisco José da Silva, conseguiu a permissão do então bispo de Mariana, Frei Cipriano, para erguer uma capela em homenagem à Santa Rita, o que contribuiu para que o primeiro nome da cidade fosse o mesmo da santa.
Mais tarde, teve o nome completado com o do rio que o atravessava - o Turvo - passando assim a chamar-se Santa Rita do Turvo, desde então se distinguindo o arraial de outros congêneres da Província de Minas.
Conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), "há razões para se crer tenham sido os primeiros moradores da região elementos humanos deslocados de Mariana, Ouro Preto e Piranga, em busca de terras próprias para a agricultura".
Pelos mesmos assentamentos paroquiais, em 1814 ainda existiam na região vestígios do elemento indígena. O distrito de Santa Rita do Turvo, da cidade de Ubá, foi criado em 1832. Já município, em 1871.
A cidade de Viçosa tem, como figura mais ilustre, o ex-presidente Arthur da Silva Bernardes, que nasceu em 8 de agosto de 1875 e faleceu em 23 de março de 1955.
Atualmente, a cidade conta com pouco mais 79 mil habitantes e é conhecida pela Universidade Federal de Viçosa e pela produção de doce de leite, que foi reconhecido como interesse cultural de Minas Gerais pela Assembleia Legislativa.
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes