Geral Arte e Famosos

Maratona de tatuagens arrecada dinheiro para Forças Armadas da Ucrânia e marca retorno de vida cultural em Kiev

Por Redação

23/05/2022 às 14:30:54 - Atualizado há
Tatuadores da capital ucraniana criaram iniciativa, na qual moradores da cidade se tatuam para ajudar Exército do país. Brasileiro está entre autores de ação. "Maratona" de tatuagem em Kiev arrecada fundos para Exército do país

Em uma antiga fábrica no centro de Kiev, tatuadores trabalham para arrecadar dinheiro para as Forças Armadas da Ucrânia que travam batalhas ferozes no leste do país.

Estudante ucraniana exibe tatuagem feita durante maratona no último fim de semana em Kiev, em 22 de maio de 2022.

Edgar Su/ Reuters

Todos os sábados nas últimas sete semanas uma maratona de tatuagens atrai clientes, e os recursos arrecadados são doados para as forças ucranianas que lutam contra as tropas russas desde que Moscou invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro.

A iniciativa arrecadou US$ 9.134 (cerca de R$ 43 mil), disse Sasha Filipchenko, 34, que lançou a iniciativa e é natural da península da Crimeia, que a Rússia ocupa desde 2014.

"Vamos continuar fazendo isso até o fim da guerra", disse Filipchenko, que vive em Kiev nos últimos cinco anos, à Reuters. "Talvez repetiremos para o dia da vitória".

Entre os autores da ação, está o brasileiro Zhylson Buakela, 37, que tem dupla nacionalidade.

"Por que não tentar?", disse o tatuador.

A cada fim de semana, evento tem recebido entre 50 e 70 pessoas para fazer tatuagens

Edgar Su/ Reuters

Em um sábado típico, entre 50 e 70 pessoas recebem tatuagens de um grupo de 15 tatuadores.

"Fizemos isso por uma semana ou duas e já é a sétima semana agora... Contanto que possamos pegar algum capital e entregá-lo ao Exército, acho que é o melhor que se pode fazer", contou Filipchenko.

Depois que os combates se afastaram da região de Kiev no início de abril, a vida cultural começou a retornar à capital da Ucrânia. Restaurantes e bares reabriram e grupos de jovens voltaram a ocupar os espaços públicos de Kiev.

A maratona de tatuagens acontece no badalado bairro de Podil, em Kiev, um centro hipster pré-guerra que está mostrando sinais de renascimento.

Três meses após ser atacado por russos, vilarejo de Moshchun, perto de Kiev, inicia reconstrução.

Nos arredores de Kiev, cidades e vilarejos também começam a se reerguer. É o caso do vilarejo de Moshchun, onde moradores começaram a tentar reconstruir suas casas e negócios três meses após o Exército russo atacar a cidade.

Leia também:

Último filme de diretor morto em Mariupol será exibido em Cannes

EUA reabrem embaixada em Kiev
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias