Segundo regulamento, exame pode ser aplicado em todos os turnos. Portanto, alunos que fizeram a prova durante a tarde puderam ter acesso aos gabaritos publicados durante a manhã. Alunos que participavam nesta terça-feira (7) da primeira fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), promovida pelo governo federal no país todo, publicaram supostos gabaritos das provas ainda durante o horário de realização do exame.
Em diversas publicações nas redes sociais, usuários compartilhavam listas das respostas e até imagens dos gabaritos preenchidos.
O regulamento permite que a prova seja aplicada em todos os turnos. Portanto, alunos que realizaram a prova durante a tarde puderam ter acesso aos gabaritos vazados durante a manhã.
Suposto gabarito da 17ª OBMEP.
Reprodução/Redes sociais
Suposto gabarito da 17ª OBMEP
Reprodução/Redes sociais
Suposto gabarito da 17ª OBMEP.
Reprodução/Redes sociais
O exame é realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e aplicado e corrigido pelas escolas. Pelo regulamento, é proibida a entrada de alunos portando aparelhos eletrônicos como celulares, smartphones, tablets, iPods, entre outros.
Procurado pela reportagem, o IMPA ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.
LEIA TAMBÉM
8 exemplos de redações nota mil do Enem 2021
Professores analisam estrutura de textos que atingiram pontuação máxima
Segundo o instituto, mais de 18,1 milhões de alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio estavam inscritos para realizar as provas.
Os gabaritos e as provas estavam separadas por três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno:
Nível 1: caderno amarelo para 6º e 7º anos do fundamental;
Nível 2: caderno rosa para 8º e 9º anos do fundamental; e
Nível 3: caderno azul para os três anos de Ensino Médio.
Os resultados da classificação para a segunda fase devem ser divulgados em 2 de agosto. As provas serão aplicadas em 8 de outubro.
VÍDEOS