No mês de julho, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Defesa Social, realizou o Treinamento de Primeiros Socorros para os gestores públicos da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Brigada Voluntária.
Com o intuito de capacitar os agentes de segurança pública, o treinamento ocorre uma vez por ano e a Defesa Civil, a partir dos conhecimentos adquiridos, já desenvolveu atividades como essa para a comunidade. Os projetos Escola Segura e Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) visam conscientizar e instruir crianças e moradores de áreas de risco para agirem em situações de emergência ou catástrofes naturais.
De acordo com o Agente Welbert Stopa. o treinamento de técnica de primeiros socorros pode ser aplicado no dia a dia dos gestores públicos. "Tendo em vista que os agentes da Defesa Civil, Guarda Municipal e Bombeiros estão diariamente realizando atividades nas ruas e em contato direto com a população, eles podem se deparar com qualquer tipo de situação que necessite de atendimento de primeiros socorros, por isso é importante que estejam preparados para ajudar", afirma.
Dentre a grade curricular, os agentes receberam treinamento em 18 temas e situações, dentre eles: emergências clínicas, síncope, desmaio, crise convulsiva, dispneia e RCP - ressuscitação cardiopulmonar e choque elétrico, todos a fim de preparar o profissional para diferentes conjunturas relacionadas aos primeiros socorros.
SOBRE O TREINAMENTO
Esse Treinamento em Primeiros Socorros faz parte do projeto piloto desenvolvido no âmbito do Programa Preparação às Emergências Ambientais (PG34) da Fundação Renova e consiste em atender o Apoio à Defesa Civil pelos projetos e processos Comitê Gestor de Risco (CGR), Núcleos Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) e Escola Segura (ES) dos Municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.