Na última quarta-feira (14), a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Educação, realizou a cerimônia de entrega da reforma completa da Escola Municipal Sinhô Machado, localizada no Distrito de Santa Rita Durão.
O local passou por diversas intervenções, com o objetivo de promover mais bem-estar e segurança para toda a comunidade escolar. As alterações realizadas, foram: troca do telhado, lâmpadas e janelas, instalação de portas, azulejos nos banheiros e cozinha, troca de piso, instalação hidráulica e elétrica, pintura interna e externa, troca de forro, instalação de entrada independente, instalação de corrimão e construção de rampa para acessibilidade.
Ao todo, a escola atende 275 alunos, entre a Educação Infantil e os Anos Finais. A diretora da unidade, Hormelina Maria Oliveira, reconheceu a importância da reforma para todos que frequentam o espaço. "Esse momento é gratificante para todos nós! Agradeço a Deus, a Secretaria de Educação, a Prefeitura e a todos os servidores que atenderam os nossos pedidos, nos apoiaram e ajudaram. Um diretor não faz a diferença sozinho, ele precisa de pessoas como essas que estão aqui [apontando para os funcionários da escola]. Aqui nós formamos a família Sinhô Machado!", afirma.
O momento foi de muita importância para a comunidade local e para os funcionários da escola, é o que relatou a professora Júnia Antonieta Oliveira, que atua há 22 anos na Escola Sinhô Machado. "Recebemos a nossa escola reformada, maravilhosa e com maiores possibilidades e espaços adequados para a realização das atividades. Aqui iremos desfrutar dos espaços com muita saúde e sabedoria, além disso agradecemos a todos que se empenharam na reforma, para que aqui pudéssemos ter um ambiente mais acolhedor e prazeroso", relatou.
Durante a cerimônia, os alunos realizaram um desfile com palavras desejando paz na escola em companhia do grupo de percussão Catas Reggae, que animou o evento e encantou os convidados. Além disso, o Padre Rosembergue, abençoou o momento e deixou uma palavra de motivação. "Nós vivemos para viver em comunidade. Cada um tem o seu papel, mas o objetivo é comum: a felicidade. Então, abrace hoje, perdoe hoje, use aquela roupa linda hoje e inaugure hoje!".