O atual prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, desponta como o favorito na disputa para sua reeleição, de acordo com pesquisa realizada pelo DMdata a pedido do jornal Diário de Minas. A pesquisa, realizada entre os dias 5 e 9 de setembro de 2024, entrevistou 400 eleitores de diferentes regiões da cidade, incluindo bairros, distritos e o Centro.
Pesquisa espontânea e estimulada mostram liderança de Oswaldo
Na pesquisa espontânea, quando os eleitores respondem sem serem apresentados aos nomes dos candidatos, Ângelo Oswaldo aparece com 29,3% das intenções de voto. Em segundo lugar está Duarte Júnior, com 19%, seguido de Du Veloso, com 7,3%, e Pastor Mazinho, com 0,8%.
Já na pesquisa estimulada, onde os eleitores escolhem entre os nomes dos candidatos apresentados, a vantagem de Oswaldo é ainda mais expressiva. O prefeito está à frente com 37%, enquanto Duarte Júnior tem 29,5%, Du Veloso 9,3% e Pastor Mazinho 3,8%.
Quatro vezes prefeito, Oswaldo busca quinto mandato
Ângelo Oswaldo, que já ocupou o cargo de prefeito de Ouro Preto por quatro mandatos, é uma figura de destaque no cenário político e cultural de Minas Gerais. Jornalista, escritor e membro da Academia Mineira de Letras (AML), ele é amplamente reconhecido por sua contribuição à cidade. Segundo o levantamento do DMdata, sua gestão atual tem uma aprovação significativa: 76,1% dos entrevistados avaliaram sua administração como "ótima", "boa" ou "regular". Especificamente, 8,8% consideram sua gestão "ótima", 30,5% a classificam como "boa" e 36,8% como "regular".
Expectativas da população e principais problemas enfrentados
Os dados da pesquisa revelam ainda as principais preocupações da população de Ouro Preto com relação aos serviços públicos. Os quatro maiores problemas identificados pelos eleitores foram: serviço de água e esgoto (29,3%), saúde (14,3%), transporte público (14,3%) e impostos/custo de vida (8,3%).
Quanto às expectativas para o próximo prefeito, a característica mais valorizada pelos eleitores é a honestidade, apontada por 47,3% dos entrevistados. Outros fatores importantes são a apresentação de um bom plano de governo (46,3%), capacidade de gestão (25,5%) e experiência política (18,3%).
Influência dos apoios políticos
A pesquisa também avaliou a influência de apoios políticos sobre as intenções de voto dos eleitores. A maioria dos entrevistados, 67,5%, declarou que votaria em um candidato apoiado pelo ex-presidente Lula, enquanto 31% afirmaram que não fariam essa escolha. Já em relação ao presidente Bolsonaro, o cenário é inverso: 31,5% votariam em um candidato com seu apoio, enquanto 67,3% não o fariam.
Sobre o apoio do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, 47,5% dos entrevistados declararam que não votariam em um candidato indicado por ele.
Pesquisa respeita legislação eleitoral
A pesquisa eleitoral foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MG 02374/2024, atendendo a todos os critérios da legislação vigente, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A realização do levantamento foi feita pela Edimig Editora Ltda., empresa responsável pela administração do Diário de Minas, e o registro foi protocolado em 16 de setembro de 2024 no sistema de registro de pesquisas eleitorais.