De origem alemã no século 19, a Fazenda Jurema, de Teófilo Otoni, conquistou o primeiro lugar na segunda edição do Prêmio Cumbucca de Gastronomia, um dos principais eventos do segmento que reconhece as melhores iniciativas, estabelecimentos e profissionais que se destacam no cenário gastronômico de Belo Horizonte e Minas Gerais.
De origem alemã no século 19, a Fazenda Jurema, de Teófilo Otoni, conquistou o primeiro lugar na segunda edição do Prêmio Cumbucca de Gastronomia, um dos principais eventos do segmento que reconhece as melhores iniciativas, estabelecimentos e profissionais que se destacam no cenário gastronômico de Belo Horizonte e Minas Gerais. A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta quinta-feira, no Palácio da Artes, e contou com o apoio do Sebrae Minas, do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, do Sistema Fecomércio.
A Fazenda Jurema venceu a disputa na categoria Prepara Gastronomia, criada para reconhecer as empresas de destaque que participaram do programa do Sebrae Minas em 2024 em todo o estado. Os restaurantes Santa Brasa, de Uberaba, e Vila Donna Bistrô, de Monte Verde, também chegaram à final do prêmio. Entre as empresas participantes do projeto, 15 foram selecionadas para concorrer ao prêmio e, após uma extensa pesquisa conduzida pela curadoria do evento, as três foram escolhidas como finalistas na categoria.
Com fundação estimada no ano de 1876, ainda no Reinado de Dom Pedro II, a Fazenda Jurema se especializou na produção de leite, queijos curados, burratas, creme de queijo, iogurtes e geleias. "É uma conquista imensa para todos que trabalham no dia a dia na fazenda. Acredito que nosso legado foi o diferencial na conquista deste prêmio. Temos muito incentivo por conta da história que a gente carrega com os nossos antepassados, que é algo muito rico. O trabalho em família que a gente tem é muito incentivado e tem gerado bons resultados", festejou Dora Maria Lender, uma das gestoras da propriedade no Vale do Mucuri.
Ela conta que, desde criança, já demonstrava interesse em contribuir com o desenvolvimento da propriedade. Por esse motivo, decidiu especializar na área gastronômica. "Meus irmãos e eu formamos a quinta geração de produtores de leite. Eu me formei em Gastronomia e, com o retorno à propriedade em 2018, a gente investiu na produção de queijos. Então, esse foi o início de uma história que já acontece há muito tempo. Na verdade, o caminho já estava sendo percorrido, e a gente só continuou essa trajetória", complementa Dora.
10 mil pequenos negócios beneficiados
Desde sua criação, em 2019, o Prepara Gastronomia já contribuiu para o desenvolvimento de cerca de 10 mil pequenos negócios do segmento de alimentação. Em 2024, a iniciativa do Sebrae Minas já chegou a 150 municípios mineiros e beneficiou 4 mil micro e pequenas empresas no estado.
"O Prepara Gastronomia é um programa relevante para a gastronomia mineira. Além da participação em eventos e festivais e na valorização dos produtos, trabalhamos a gestão e a preparação de bares e restaurantes para que eles se tornem competitivos no mercado. E o Prêmio Cumbucca é fundamental para valorizarmos os pequenos negócios do segmento, valorizando e premiando esse trabalho de excelência feito pelos empresários", explica a gerente da Unidade de Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae Minas, Márcia Machado.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9139 / 9276 / 9278
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)