O órgão Arp Schnitger, localizado na Catedral de Mariana, passará por um processo de restauração na Espanha. As peças faltantes para o funcionamento completo do instrumento, conhecidas como "someiros", serão enviadas para garantir a restituição da capacidade sonora do órgão, que há quase trezentos anos é parte integrante da vida cultural da cidade.
Os someiros são caixas responsáveis pela distribuição de ar nos foles do órgão, essencial para a produção do som. A restauração dessa parte do instrumento visa devolver a sua funcionalidade e qualidade sonora originais.
Doado à Sé de Mariana por Dom João V em 1748, o órgão Arp Schnitger é o único exemplar do renomado organeiro alemão fora da Europa. A sua importância histórica e cultural para a música sacra brasileira é reconhecida em todo o país.
Atualmente, a equipe responsável pela restauração estuda o processo de remoção dos someiros, que estão armazenados no coro da Catedral, para transporte até a Espanha. A restauração está sendo realizada com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural, do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compat) e com o apoio da Prefeitura Municipal de Mariana.