Na última quinta-feira (6), o Auditório da Casa de Cultura de Cachoeira do Campo sediou uma audiência pública para discutir a Concessão Rodoviária Ouro Preto/Mariana, parte do lote 7, que abrange 187,1 km e 11 municípios. O evento foi solicitado pelo prefeito Angelo Oswaldo, durante reunião na cidade administrativa no mês anterior.
Na audiência, o prefeito enfatizou a importância de um projeto detalhado, com prazos definidos, para que o município possa se planejar adequadamente. Ele também destacou que a Prefeitura está aberta ao diálogo para atender às necessidades da comunidade local.
Durante a reunião, foi apresentado um projeto que incluiu detalhes sobre as intervenções previstas nas rodovias, com base em estudos prévios. Contudo, ainda há necessidade de esclarecimentos sobre pontos específicos das melhorias e intervenções no trecho que passa por Cachoeira do Campo.
Um dos temas centrais foi a criação de uma alça viária para desviar o trânsito pelo distrito. A reorganização dessa alça será crucial para evitar impactos negativos no desenvolvimento socioeconômico local.
Outro ponto discutido foi o valor dos pedágios e os custos que os usuários diários do trecho terão que enfrentar, além da estruturação da via e as possíveis consequências das obras.
O presidente da Câmara Municipal, Vantuir Silva, também reconheceu a importância da obra, mas alertou para os possíveis impactos econômicos negativos para o distrito.
O projeto, que envolve a participação do Governo do Estado, foi apresentado pela Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), reafirmando o compromisso com o desenvolvimento e a mobilidade da região.
A audiência contou com a presença de gestores municipais, autoridades locais, representantes de cidades vizinhas e membros da sociedade civil. Dúvidas foram esclarecidas, e os demais questionamentos poderão ser enviados para o e-mail: [email protected].