Na última sexta-feira (14), Ouro Preto recebeu mais uma edição do Fórum Regional de Desenvolvimento Social (FORDES), com o tema "Encontro de Planejamento Estratégico: Integração e Alinhamento". Durante o evento, foi apresentada a nova composição da mesa gestora do FORDES, com Edvaldo Rocha, secretário de Desenvolvimento Social de Ouro Preto, assumindo a presidência.
Outra novidade foi a inclusão de São Gonçalo do Rio Abaixo no FORDES, que já conta com a participação de Barão de Cocais, Barra Longa, Catas Altas, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Jeceaba, Mariana, Ouro Branco, Ouro Preto e Santa Bárbara. O FORDES reúne gestores municipais e organiza encontros regulares, reuniões ordinárias e capacitações, com o objetivo de atrair investimentos e melhorar os serviços socioassistenciais, atendendo às necessidades comuns identificadas nos municípios das áreas afetadas pelas atividades mineradoras. Além disso, busca garantir a continuidade de ações impactantes diante das crescentes demandas da sociedade.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, prestigiou o evento e enfatizou a relevância da colaboração entre as secretarias municipais. O desenvolvimento social envolve uma vasta região, e a troca de ideias, soma de esforços e interação entre as secretarias é muito positiva". Angelo também agradeceu ao Grêmio Literário Tristão de Ataíde (GLTA) pelo empréstimo do espaço para a realização do encontro.
O novo presidente do FORDES destacou a importância da liderança compartilhada no fórum. "Nós não somos tudo. Nós não sabemos tudo. Nós não vamos dar conta de tudo. Cada um de nós é um indivíduo com seus poderes, limitações, conhecimento. Então, queremos e precisamos da ajuda de todos vocês, sem exceção". Também estiveram presentes no encontro, os secretários da pastas de assistência social das regiões citadas, a representante da vice-prefeita Regina Braga, Daniele Endy, e servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ouro Preto.
Durante o evento, também foi estabelecido o calendário de encontros e capacitações para os servidores, com as cidades anfitriãs das atividades: