O município de Montes Claros, no Norte do estado, sediou o evento “Governança 4.
O município de Montes Claros, no Norte do estado, sediou o evento “Governança 4.0 – imersão com prefeitos eleitos“, nesta quinta-feira (19/2). Organizado pela Associação Mineira de Municípios de Minas Gerais (AMM-MG), e com o Sebrae Minas como correalizador, a iniciativa teve o objetivo de apresentar aos gestores públicos alternativas para desenvolvimento das cidades da região.
Na oportunidade, os analistas do Sebrae Minas Nilo Raposo e Ariane Vilhena apresentaram soluções da instituição que estão à disposição das prefeituras para alavancar o desenvolvimento regional, como o programa Territórios Mais Atrativos, que abrange ações nas temáticas Liberdade Econômica, Regularização Fundiária e Atração de Investimento.
“Quando um empreendedor demonstra interesse em investir em determinada cidade, ele pesquisa por municípios mais competitivos, onde irá levar menos tempo para autorizar sua empresa a trabalhar. Nesse momento os prefeitos podem fazer a diferença", enfatiza Nilo Raposo. Ele exemplifica que o município de Pirapora gastava em torno de 60 horas para liberar a abertura de uma empresa e, atualmente, esse tempo foi reduzido para 13h. “Melhorou bastante. o objetivo é que os sistemas sejam automatizados e a abertura seja instantânea”, acrescenta.
O prefeito de Pirapora, Alex Cesar, vencedor do Prêmio Prefeitura Empreendedora 2024, do Sebrae Minas, na categoria Compras Governamentais, reforça a importância das iniciativas para desenvolver o município. "A primeira ação implantada no nosso primeiro ano de governo foi a adesão ao programa Cidade Empreendedora. Depois, veio a atração de investimentos e Lei de Liberdade Econômica. São iniciativas que proporcionaram mais celeridade para abertura de novas empresas e atraem novos investimentos. A parceria com o Sebrae e com o Governo do Estado é o caminho para as prefeituras buscarem o desenvolvimento", ressalta.
E a analista do Sebrae Minas Ariane Vilhena abordou a temática compras públicas. "Planejamento é fundamental. É preciso que a prefeitura tenha, com antecedência, todas as informações sobre a compra para agilizar o processo. É por meio dela que o município vai reter a riqueza no território e, assim, atrair novos empreendimentos", enfatiza.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Norte
Cida Santana (Stark)
(38) 99927-1615
[email protected]