Minas Gerais Cultura Empreendedora

Bar de Teófilo Otoni aumenta faturamento em 12% com estratégia pré-carnaval

A poucos dias do Carnaval, os empreendimentos do setor de alimentação fora do lar, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, já aproveitam a época para atrair maior público e aumentar as vendas.

Por Redação

25/02/2025 às 12:30:45 - Atualizado há

A poucos dias do Carnaval, os empreendimentos do setor de alimentação fora do lar, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, já aproveitam a época para atrair maior público e aumentar as vendas. Uma das estratégias que teve destaque no segmento foi promovido no "Chico's Bar", no último sábado (22/2), com um pré-carnaval voltado para pessoas com 60 anos ou mais.

O gerente do estabelecimento, Tiago Ferreira, conta que a ideia surgiu durante uma conversa com parceiros que já desenvolvem atividades para este grupo. "Trouxemos uma banda com repertório de marchinhas de carnaval. Investimos em uma cabine para fotos, ambientamos todos os espaços com decoração temática. Essa ação ampliou o volume das vendas em 12% comparado ao sábado anterior," comemora.

O "Chico's Bar" é um dos negócios atendidos pelo programa Prepara Gastronomia, em Teófilo Otoni. A iniciativa do Sebrae Minas auxilia micro e pequenas empresas que atuam com alimentação fora do lar, e buscam melhorias nas áreas de gestão financeira, operação e estratégias comerciais. Os empreendedores do setor que desejam participar do programa têm nova oportunidade, as inscrições para participar estão abertas e podem ser feitas pelo (33) 3529-4950.

O analista do Sebrae Minas Jeferson Batalha frisa que datas comemorativas geram maior demanda e engajamento dos consumidores. "Desde 2023, desenvolvemos uma série de treinamentos, capacitações e oficinas com empreendedores deste segmento. Assim, mostramos que ter um planejamento é um importante fator de diferenciação diante da concorrência", comenta.

Confira estratégias para aumentar a lucratividade no Carnaval:

1. Atendimento diferenciado

Um atendimento rápido, simpático e com troco disponível faz o folião voltar. Organizar preços redondos (ex: R$ 10) e treinar a equipe são diferenciais que evitam filas e frustrações.

2. Combos promocionais e controle de estoque

Oferecer pacotes como "3 bebidas + salgado por R$ 25" ou "leve 5 latinhas e pague 4" aumenta o ticket médio e atrai grupos. Porém, é crucial equilibrar o estoque, pois não adianta vender tudo rapidamente e ficar sem produto para atender aos demais clientes.

3. Pagamentos digitais e sinalização clara

Pagamentos via Pix e cartões agilizam as vendas e reduz filas. Além disso, cartazes bem posicionados, com preços e opções disponíveis, ajudarão na decisão de compra e melhoram a experiência do cliente.

4. Brindes

Brindes temáticos, como adereços carnavalescos, podem atrair e fidelizar os foliões.

5. Bebidas geladas e variedade

A temperatura das bebidas pode ser um fator decisivo na escolha do consumidor. O uso de coolers bem abastecidos e alternativas diferenciadas, como opções premium, pode ampliar o público e garantir mais vendas.

Inovação e Negócios

No último dia 17, Teófilo Otoni lançou o novo ciclo do Prepara Gastronomia em 2025. A ação inaugura a série de capacitações do Sebrae Minas voltadas para a alimentação fora do lar. Nos dias 12 e 13 de maio, a instituição vai sediar o grande evento Prepara Gastronomia: Inovação e Negócios, em Belo Horizonte, que contará com painéis, cozinhas-show com chefs renomados e rodada de negócios. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link.

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Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri

Samuel Martins (Stark)

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