Mariana CINOMOSE

Entenda o que é a cinomose e as formas de proteger cachorros contra a doença

Por Redação

25/05/2021 às 14:03:09 - Atualizado há

A cinomose é uma doença altamente contagiosa, causada pelo vírus CDV (Canine Distemper Vírus), ou Vírus da Cinomose Canina (VCC). O cachorro pode contrair o vírus de diversas formas, entre elas, pelo contato com secreções de animais doentes, urina e fezes infectadas, casinhas, cobertores e alimentos compartilhados.

A infecção causa, dentre seus sintomas, febre, secreções nasais e oculares, indisposição, falta de apetite, depressão, dificuldades respiratórias, espasmos musculares, vômitos e diarreia (e, consequentemente, desidratação). O cão pode, ainda, sofrer danos neurológicos, que geram graves consequências, como a paralisia.

Não há uma cura específica para tratamento do vírus, mas é possível tratar seus sintomas e dar uma chance para que o sistema imunológico do animal combata a doença. A taxa de sobrevivência da cinomose, no entanto, é muito baixa.

A melhor solução para proteger o animal é a vacina polivalente, que pode ser aplicada após 45 dias de vida, tendo mais duas doses subsequentes, administradas em intervalos de 21 dias entre elas. Apenas após a terceira dose o animal estará protegido contra a doença; além disso, todos os cães irão precisar de reforços anuais do imunizante, independente de sua idade A vacina, felizmente, é capaz de proteger o seu pet; contudo, é preciso mantê-lo isolado enquanto filhote para que não adquira o vírus antes da imunização.

Procure um médico veterinário e proteja o seu cãozinho!

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias