No último dia 05, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data serve como um alerta para a urgência de cuidar e preservar a natureza. Em comemoração a esta importante data, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, distribui 300 mudas e sementes de árvores.
Todas as mudas são de árvores nativas da região, usadas para reflorestamento e recuperação da flora e foram doadas pelo Instituto Espinhaço. As espécies distribuídas foram ipê rosa, jacarandá, jatobá, urucum, araçá, pata de vaca, louro pardo, jenipapo, saboneteira, bico de papagaio e ipê roxo.
Zanete Aparecida, 58, moradora da Praça da Estação, comemorou a planta que levou para casa. "Vou levar a pata de vaca que é muito boa para fazer chá para diabetes. Também estou levando a semente de ipê roxo que é muito lindo". Letícia Ferreira, moradora de Passagem de Mariana, levou seu filho Igor para buscar uma muda de jatobá e parabenizou a iniciativa. "É muito importante a lembrança dessas datas para conscientizar as pessoas sobre os cuidados com o Meio Ambiente".
O evento contou também com a participação da Polícia Militar de Meio Ambiente, do IEF (Instituto Estadual de Floresta) e do SAAE. O Sargento Valdecir Geraldo reforçou a importância da iniciativa. "Nosso objetivo é mostrar para as pessoas a urgência de desenvolver uma consciência ambiental, de como precisamos dos recursos naturais renováveis e do meio ambiente equilibrado. Tem que ser um trabalho em conjunto da comunidade. Não adianta ter riquezas sem o meio ambiente preservado. É uma causa que afeta todos nós e merece a devida atenção", finalizou.