Mariana QUEIMADAS

Prefeitura de Mariana investe no combate às queimadas no período de seca

Por Redação

02/09/2021 às 18:33:50 - Atualizado há

A Prefeitura de Mariana encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei para realizar o repasse de R$ 264 mil à Associação Humanitária de Serviços Sociais Voluntários de Mariana – Corpo de Bombeiros Civil. Também foi criada uma Brigada Florestal para o combate às queimadas no município, onde 20 profissionais atuarão diretamente nas chamadas de urgência e emergência, bem como em ações preventivas.

Adão Júnior, fundador da Brigada Florestal, comemorou a criação da Associação: "É um avanço. Ano passado tivemos vários focos de incêndio na cidade e ainda não tínhamos o pessoal pronto para fazer esse primeiro combate". A Brigada funciona de segunda à domingo, de 07 às 19h.

Provocar incêndio é crime previsto na Lei nº 9605/1988 com penalidade de reclusão de dois a quatro anos e aplicação de multa. A ajuda da comunidade no combate às queimadas e preservação do meio ambiente é essencial. "A população pode ajudar denunciando e evitando colocar fogo em lixo nos fundos de quintais, sujeiras de lotes e propriedades que foram capinadas ou limpas recentemente, pois o fogo pode sair do controle rapidamente e virar um incêndio"., finalizou Adão Júnior.

A maioria dos incêndios são causados pela ação humana de maneira criminosa. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o número de focos de incêndio em Minas Gerais nos primeiros 24 dias do mês de agosto deste ano, cresceu 108,5% em comparação ao mesmo período de 2020. O avanço do desmatamento, disputa de posse de terras, vandalismo e as atividades ligadas à agropecuária são as principais causas para o aumento das práticas. A falta de chuvas, o mato seco, lixo inflamável e pontas de cigarros atiradas pelas janelas de carros, também são causas comuns para o início do fogo.

Agosto e setembro são marcados pelo tempo quente e seco. A ausência de chuvas, aliadas aos fortes ventos desta época do ano, aumentam os focos de incêndio e as chances de queimadas em larga escala.

Os incêndios trazem graves impactos para o meio ambiente e para a vida cotidiana. Entre eles estão alterações climáticas, comprometimento do solo, desequilíbrio do clima da região, desarmonia nos recursos naturais e colaboração para a aceleração do aquecimento global. As queimadas ainda atacam a biodiversidade, colocando em risco a fauna e flora existentes no local.

Queimadas na pandemia

A emissão de gases poluentes na atmosfera, decorrentes das queimadas, intensificam o efeito estufa, contribuem para o aumento da poluição, da temperatura e piora a qualidade do ar. Neste período de estiagem, a fumaça dos incêndios prejudica a saúde da população agravando problemas respiratórios como asma, rinite, bronquite, entre outros. Além disso, podem provocar uma sobrecarga no atendimento do sistema de saúde e agravar o quadro de pacientes com Covid-19.

Caso presencie algum princípio de incêndio, denuncie imediatamente pelos números:

Guarda Municipal Ambiental: 3558-6901 e 153

Brigada Florestal: 156

Corpo de Bombeiros: 193


Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias