A Prefeitura de Mariana retomou as obras de cabeamento subterrâneo na cidade. Na próxima quinta e sexta, 9 e 10, de 9h às 11h, acontecerá a retirada da rede aérea e a instalação dos lampiões no Centro histórico. No período de manutenção, poderá ocorrer instabilidade na energia elétrica. A medida faz parte de um acordo envolvendo todas as cidades de Minas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que busca a valorização dos conjuntos arquitetônicos dos municípios.
As ruas serão isoladas e a Guarda Civil Municipal estará presente para orientações e apoio aos motoristas e dpedestres.
De acordo com a equipe de elétrica, o cabeamento subterrâneo valoriza o conjunto arquitetônico, diminui a poluição visual, reduz os riscos de acidentes, além de ser mais resistente. "Além de todos esses benefícios, a manutenção desse equipamento também é mais simples, auxiliando para que a população não fique sem energia por longos períodos".
Confira as ruas que passarão por manutenção:
Rua Antônio Pacheco (até esquina com a travessa Professor Lauro de Moraes)
Rua Dom Silvério
Rua Capitão Joaquim Gomes Araújo
Rua das Mercês
Rua Vila Rica
Rua Barão de Camargos
Rua Cônego Rego
Rua do Seminário, Rua Silva Jardim
Rua João Pinheiro
Rua Dom Viçoso
Rua Salomão Ibrahim da Silva
Rua Cônego Armando (até a gráfica Dom Viçoso)
Rua Cid Couto Pereira
Travessa Salomão Ibrahim da Silva.
Esclarecimento - obras de cabeamento subterrâneo
A condução subterrânea de rede elétrica e fibra óptica no circuito histórico da cidade de Mariana com foco na valorização do patrimônio histórico começou a ser discutida em 2013 e foi iniciada as obras no início de 2014. Houve chamamento público em fevereiro de 2014 para as empresas demonstrarem interesse para criarem sua infraestrutura junto ao sistema RDS implantado pelo município.
Desde o início do projeto, a Prefeitura de Mariana notificou e convidou todas as empresas que distribuem internet para participar do planejamento na continuidade das ações. A CEMIG, concessionária responsável pela distribuição elétrica, comunicou oficialmente todas as empresas que possuem contrato de uso mútuo para utilização dos postes para distribuição de energia.
Em 2017, outra obra de rede subterrânea aconteceu por determinação do Ministério Público no trecho da Rua Direita-Igreja do Rosário. Novamente, todas as empresas foram chamadas a participarem e desta vez já com mais empresas participando.
A obra da região central ficou paralisada por pouco mais de 2 anos e após sua retomada em 2020, o departamento de elétrica fez contato com os provedores que atuam na região por email, WhatsApp, ligações telefônicas e conversas presenciais informando sobre a retomada.
Vale salientar que esse aviso já é feito pela Cemig à todas empresas regulares que utilizam seu posteamento, mas nos preocupamos em reforçar a solicitação pra evitar maiores transtornos.
Apresentamos então um cronograma que seria para retirada soa postes em abril de 2021, que foi prorrogado para agosto e ainda assim muitas empresas não buscaram a readequação.
Departamento de Elétrica.