Mariana PROJOVEM

Evento marca a inserção de jovens do ProJovem no mercado de trabalho e entrega de selo às Empresas Cidadãs

Por Redação

10/09/2021 às 17:58:51 - Atualizado há

Nesta semana, em evento realizado no Centro de Convenções, a Prefeitura de Mariana, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social e Cidadania, receberam as empresas cadastradas no Programa Projovem. Durante o encontro, os empresários receberam o selo "Empresa Cidadã". A partir da próxima segunda, os 60 primeiros jovens selecionados serão encaminhados para atuar nos estabelecimentos cadastrados. A medida faz parte do Plano de Desenvolvimento e Recuperação Econômica e vem de encontro ao atual momento vivido em Mariana devido a pandemia da Covid-19.

No total, 200 jovens participam do programa. Os 120 integrantes e que não iniciarão na próxima semana, permanecem desenvolvendo trabalhos nas repartições públicas e serão encaminhados à medida em que novos empreendimentos sejam cadastrados junto à Prefeitura de Mariana.

Durante o período de cadastramento das empresas, os integrantes do Projovem, antigo Jovem Aprendiz, passaram por capacitações. Yuri dos Santos, representante dos demais jovens, esteve presente no evento e agradeceu o aprendizado prévio. "Passamos por diversos cursos e recebemos orientações muito importantes. Como se portar, como tratar um cliente, como se vestir adequadamente e várias outras coisas. Foram 30 dias fundamentais, que nos ajudou não somente na vida profissional, mas também refletiu em nossa vida pessoal. Os profissionais elevaram a nossa autoestima e também nossa forma de pensar", afirmou Yuri.

Além do preparo, os integrantes do Projovem terão, ao longo de 12 meses, a disponibilização de dezenas de cursos. Durante quatro dias, as atividades serão realizadas nas empresas e em um dia na semana eles serão encaminhados para atividades profissionalizantes e educacionais.

Lançado em maio, o programa compõe os dez projetos que fazem parte do Plano de Desenvolvimento e Recuperação Econômica do município. A prefeitura arcará com as despesas dos jovens, como salário e cursos. A medida garante aprendizado, trabalho em equipe, eficiência e carga profissional. Além desse incentivo e apoio aos jovens em sua primeira inserção no mercado de trabalho, o programa garante, também, a mão de obra, de forma gratuita, aos comerciantes locais que estejam aptos a receber os integrantes.

Além do vínculo profissional e cursos profissionalizantes, serão aplicados testes vocacionais para levar o jovem a expressar seus gostos e interesses, reconhecendo e aprimorando suas habilidades. Todo processo será acompanhado por uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, psicólogos, professores, dentre outros, garantindo todo suporte aos integrantes.

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias