Mariana PREVENÇÃO

Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio

Por Redação

10/09/2021 às 18:00:56 - Atualizado há

O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, realizado no dia 10 deste mês, é um dos motivos para a criação do Setembro Amarelo. Desde 2015, a campanha conscientiza a população do país a respeito dessa questão urgente de saúde pública, que afeta mais de 800 mil pessoas por ano em todo o mundo. No Brasil, a depressão atinge cerca de 12 milhões de pessoas e, desta forma, o diálogo sobre o tema é imprescindível e se intensifica nesse período.

Durante o Setembro Amarelo, são propostas discussões para popularizar o reconhecimento de sinais de alerta e incentivar práticas preventivas de combate ao suicídio, o que é uma política pública permanente nos serviços de saúde. Neste mês, também são disponibilizadas informações sobre a identificação precoce de pessoas em risco. O diagnóstico médico deve ser feito por profissionais capacitados, os quais fornecerão um tratamento de qualidade e irão acompanhar de forma adequada seus pacientes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, práticas de conscientização sobre saúde mental são extremamente importantes para preservação de vidas, pois a cada 100 mortes, uma ocorre devido ao suicídio. Além disso, essa é a segunda maior causa de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos e, conforme dados da OMS, 90% dos suicídios podem ser prevenidos.

Em Mariana, o apoio psicológico a pessoas em quadros depressivos é realizado gratuitamente pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). As práticas de acolhimento consistem no suporte aos próprios pacientes e às famílias por meio do tratamento humanizado. Para receber ajuda ou orientações da unidade no município, ligue 3558-2229.

Existem instituições de apoio no Brasil que também possuem papéis fundamentais no combate ao suicídio. Uma delas é o Centro de Valorização da Vida, que conta com atendimento 24h para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade emocional. Caso você precise contatar os voluntários do CVV, ligue 188. Outras plataformas que possuem materiais informativos de aprendizagem e práticas preventivas são os sites da Organização Pan-Americana da Saúde e da própria campanha do Setembro Amarelo.

As pessoas que estão ao redor de indivíduos que apresentam sintomas depressivos devem oferecer apoio e orientar o encaminhamento médico. É importante que os pacientes não se sintam julgados para que, desta forma, aceitem ajuda. Lembre-se: agir salva vidas!


Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias