A Prefeitura de Itabirito, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap), realizou na última terça-feira, dia 1º de agosto, um encontro com expositores e patrocinadores da 17ª Semana de Desenvolvimento Econômico. A cerimônia ocorreu no espaço de eventos Maranata.
O encontro contou com a apresentação e entrega do manual do expositor, com cronograma para montagem dos estandes, detalhes sobre a infraestrutura preparada para a Semana e contatos das equipes de apoio. Expositores e patrocinadores tiveram a oportunidade de apresentar, por meio de pitches, os negócios e serviços que serão oferecidos durante os quatro dias da feira.
"Preparamos um projeto robusto para esta edição. Teremos cursos de capacitação para empreendedores e para os cidadãos. Novos parceiros, patrocinadores e empreendedores estarão participando. Estamos proporcionando para os expositores um ambiente propício para a realização de negócios. A expectativa é que haja um fluxo intenso para dar visibilidade aos negócios", destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Nonato.
Ampliação da feira de negócios
A edição deste ano da Semana de Desenvolvimento Econômico reunirá 184 expositores. A maior feira de negócios da região visa promover o fortalecimento econômico e o desenvolvimento regional.
"A realização da 17ª edição em Itabirito, no ano do centenário da cidade, foi uma decisão muito assertiva. É um evento de maior tamanho, com relação ao número de participantes. Em 2005 eram quatro expositores, no ano passado foram 110 e nesta edição serão 184. É um salto muito grande, mas também um presente para os empreendedores", frisou o gerente da Adesiap, Denis Donato.
Produção de conteúdo nas mídias sociais
O encontro contou ainda com uma breve apresentação do fotógrafo Ronan Pedroza para ensinar os participantes a aperfeiçoar a exposição e organização de produtos e serviços nas mídias sociais com o objetivo de conquistar clientes e gerar novas vendas.
"A internet é a primeira conexão que fazemos. Não nos perguntam mais qual é o nosso nome e sim qual é o Instagram. Para expositores e empreendedores, acredito que seja, de fato, a principal ferramenta. Estar na internet, saber o que publicar, como fazer, como criar, é muito importante. Hoje em dia, depois da pandemia, tudo ficou muito online. Então, por que não unir o online com o presencial?", afirmou o fotógrafo Ronan Pedroza.
Empreendedorismo feminino em alta
A Semana de Desenvolvimento Econômico conta a cada ano com a presença de mais mulheres empreendedoras. A iniciativa é uma oportunidade para promover a igualdade de gênero no mundo dos negócios, incentivando e apoiando mulheres a transformarem suas ideias em empreendimentos.
"Cheguei em Itabirito há vinte anos e comecei a participar da feira pela empresa que trabalhava. Participavam poucos expositores na época. Achei muito interessante e nas próximas comecei a participar por conta própria. O retorno é grande a longo prazo. Sou apaixonada pela feira. Acho que todo mundo deveria ir", pontuou Irlene Ferreira, empreendedora no ramo da beleza e utilidades.
Participando como expositora pela primeira vez, a empreendedora no ramo da beleza, Ana Castro, expressou sua animação para o evento. "Estou com o lançamento da minha loja de maquiagem e acredito que será uma boa oportunidade para lançarmos essa novidade no mercado, além de fazer networking, conquistar novos clientes e novas alunas, sempre promovendo o bem-estar e autoestima para as mulheres maravilhosas da cidade", afirmou Ana Castro.