Minas Gerais Dados

Confiança dos microempreendedores individuais na economia registra aumento em março

A pesquisa Índice Sebrae de Confiança dos Pequenos Negócios (Iscon) mostrou que a confiança dos micro e pequenos empresários mineiros aumentou para 115 pontos em março de 2024, quatro a mais em relação ao mês de fevereiro.

Por Redação

16/04/2024 às 16:24:32 - Atualizado há

A pesquisa Índice Sebrae de Confiança dos Pequenos Negócios (Iscon) mostrou que a confiança dos micro e pequenos empresários mineiros aumentou para 115 pontos em março de 2024, quatro a mais em relação ao mês de fevereiro.

A confiança dos microempreendedores individuais (MEI) expandiu para 116 pontos, dois a mais se comparado ao mês anterior. A microempresa (ME) também obteve índice de 116, um crescimento considerável de onze pontos. E as empresas de pequeno porte (EPP) aumentaram três pontos na confiança, chegando a 111.

O Índice de Situação Recente (ISR), que reflete a percepção dos empreendedores sobre suas atividades nos últimos três meses, foi de 83, quatro pontos acima do registrado em fevereiro. Já o Índice de Situação Esperada (ISE), que reflete as expectativas dos empreendedores em relação ao trimestre seguinte, ficou em 131, quatro pontos acima do registrado no mês anterior.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca que o cenário está favorável para aqueles que querem iniciar ou expandir seus negócios. "No âmbito doméstico, observa-se crescimento econômico moderado e um ciclo de afrouxamento monetário para o mercado de crédito. Ou seja, aumento na oferta de crédito por parte das instituições financeiras seguido de redução das taxas de juros correntes de novas concessões", analisa.

Índice por setor

Segundo o levantamento, a confiança no Comércio (112), Serviços (118) e Indústria (118) apresentaram aumento significativo, liderado pelo Comércio com 8 pontos, quando comparado ao mês anterior. Já a confiança no setor de Construção Civil (107) sofreu significativa retração – 5 pontos a menos se comparado à fevereiro.

Interpretação do ISCON

O Iscon expressa a tendência para o nível de atividade, levando em conta o passado recente (últimos três meses) e o futuro próximo (próximos três). Um índice de confiança maior que 100 indica tendência de expansão da atividade; igual a 100, mostra a tendência de estabilidade da atividade; menor que 100, de retração da atividade.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

Josiane Silveira

(31) 3379-9275 / 9276 / 9278 / 9139

(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)

[email protected]

mg.agenciasebrae.com.br

TAGS Dados
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias