Ouro Preto Sistema de Esgoto

Mais de 1.600m de Redes Coletoras de Esgoto são implantadas em Ouro Preto no primeiro semestre de 2024

Por Marcella Pontes

22/07/2024 às 21:55:51 - Atualizado há

No primeiro semestre de 2024, a Saneouro instalou 1.673 metros de redes coletoras de esgoto na sede e nos 12 distritos de Ouro Preto. De acordo com o superintendente da empresa, Evaristo Bellini, essa iniciativa reforça o compromisso com a melhoria do sistema de esgotamento sanitário e sua expansão entre a população.

Atualmente, 81,96% dos moradores das áreas urbanas do município, que são atendidas pela concessão, têm acesso às redes coletoras. A expansão da cobertura é crucial para a futura implementação do tratamento de esgoto, uma necessidade histórica de Ouro Preto. Hoje, apenas o distrito de São Bartolomeu possui esse serviço. A Saneouro começará a construção da Estação de Produção de Água de Reúso (Epar) Osso de Boi, que tratará 100% do esgoto coletado na sede.

Distritos que ainda não possuem o serviço

Paralelamente, as equipes de Engenharia da empresa já estão avaliando as tecnologias adequadas para o tratamento do esgoto nos 11 distritos de Ouro Preto que ainda não dispõem do serviço, levando em consideração as características demográficas e topográficas de cada um. "Nosso foco e compromisso é garantir que Ouro Preto cumpra integralmente o Marco Legal do Saneamento", afirma Evaristo Bellini.

A lei federal de 2020 estabelece que, até 31 de dezembro de 2033, 90% da população de todos os municípios brasileiros deve ter acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Aqueles que não atingirem essa meta perderão verbas e incentivos do governo federal.

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira