Iago Izidório Lacerda, aluno do curso de Ciência da Computação da UFOP, foi contemplado com a KDU Global Scholarship, um auxílio financeiro que permitirá que ele estude por um semestre na Kyungdong University, na Coreia do Sul.
Desde 2019, a instituição é reconhecida como a universidade coreana com a maior taxa de empregabilidade no país. A bolsa cobrirá integralmente as taxas acadêmicas, acomodação no dormitório da universidade, custos com atividades culturais, cursos de idiomas e viagens dentro do país durante o "KDU Global Immersion Program 2024" (KGIP 2024), que acontece até dezembro de 2024.
No primeiro mês do programa, esta sendo realizado um intensivo de intercâmbio cultural e networking global, com atividades focadas na cultura coreana, globalização e estudos de idioma. Nos cinco meses seguintes, o estudante participará de um semestre acadêmico regular, podendo se inscrever em disciplinas dos cursos de graduação da universidade.
Iago, que estuda coreano há alguns anos, vê o programa de imersão como uma oportunidade de crescimento profissional e acadêmico, além de enriquecer seu conhecimento cultural e aprimorar suas habilidades nos idiomas inglês e coreano. "Durante a pandemia de COVID-19, encontrei no idioma coreano uma forma de escapar da dura realidade que vivíamos. Cada dia parecia o mesmo, coberto pela incerteza do amanhã. Comecei a estudar o idioma por acaso e, pouco tempo depois, ele se tornou uma pequena, mas concreta, fonte de felicidade", comenta.
Para o estudante, participar desse programa de mobilidade acadêmica é a realização de um sonho. "Nunca imaginei que isso aconteceria tão cedo. Minha família e eu estamos atordoados com a notícia, mas completamente felizes. É uma mistura de comemoração por um desejo finalmente realizado e gratidão por todos que me ajudaram a acreditar que seria possível. Estou reaprendendo a sonhar e estou feliz por isso", destacou.