Um acordo de cooperação técnica firmado nesta terça-feira (10/12), pela Fundação João Pinheiro (FJP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae Minas), tem como principais pontos compartilhar informações, produzir pesquisas e análises conjuntas, fornecer consultoria, assessoramento e realizar o monitoramento de políticas públicas com o objetivo de intensificar a troca de informações e conhecimentos para fomentar o empreendedorismo e fortalecer os pequenos negócios no estado.
Com o objetivo principal de contribuir para a construção de um ambiente de negócios cada vez mais favorável no estado, a cooperação entre as duas instituições prevê diversas iniciativas conjuntas. A primeira delas é a disponibilização, pela FJP, de dados econômicos de Minas Gerais para o Sebrae Minas que, por sua vez, compartilhará dados e soluções de inteligência territorial, além de lançar mão de sua rede de empresas e parceiros para disseminar conteúdos relevantes que fundamentam a construção de políticas públicas, produzidos pela FJP.
Esta troca de informações permitirá a realização de estudos mais aprofundados sobre o ambiente de negócios no estado e, por consequência, a criação de ações baseadas em evidências focadas em impulsionar o crescimento das micro e pequenas empresas mineiras.
O trabalho conjunto para a produção de pesquisas e estudos setoriais e territoriais, de relatórios econômicos, de boletins e de artigos científicos sobre temas estratégicos para o desenvolvimento de Minas Gerais também é parte do acordo. A Fundação João Pinheiro irá oferecer, ainda, serviços de consultoria e assessoramento à equipe técnica do Sebrae Minas para a realização de pesquisas de impacto social e econômico, o desenvolvimento de ferramentas e indicadores para o ambiente de negócios e a análise do processo de emissão de certidões de pertencimento municipal.
Para viabilizar o monitoramento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico do estado, o Sebrae Minas irá incluir, ainda, questões extras no Índice Sebrae de Confiança dos Pequenos Negócios (Iscon), com o objetivo de auxiliar a avaliação da percepção de impactos de políticas públicas estaduais, como a Lei de Liberdade Econômica. A instituição também irá disponibilizar os dados do Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (Isdel), para a produção de análises mais profundas sobre as realidades locais, com intuito de identificar desafios e oportunidades e propor soluções inovadoras e efetivas.
A presidente da FJP, Luciana Lopes, ressaltou a relevância da parceria para o desenvolvimento de Minas Gerais. "Nossas instituições têm sinergias que podem apoiar do gestor municipal ao pequeno empreendedor em tomadas de decisão mais assertivas, baseados em dados e evidências. Entendemos que a FJP, agora com o Sebrae/MG, irá alcançar ainda mais as regiões de Minas ofertando conhecimento de qualidade, além de outras possibilidades, como a formação de gestores para melhor trabalharem por seus municípios".
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, este momento representa a formalização de uma parceria e a união de esforços, conhecimentos e competências com um propósito claro e significativo. "A parceria com a Fundação João Pinheiro será muito importante para fomentar o desenvolvimento econômico local, fortalecer os pequenos negócios, promover a geração de emprego e renda e contribuir para o fortalecimento da economia mineira", destacou.