Ouro Preto Saneouro

População de Ouro Preto pode começar a pagar taxa de água por consumo a partir de amanhã

Cobrança ja poderá sofrer ajuste de 21,83%

Por Mariana Ferreira

30/11/2021 às 20:42:38 - Atualizado há

Cerca de 90% das casas do município já contam com hidrômetros que realizam a medição do consumo de água, e a partir de amanhã, primeiro de dezembro, as tarifas poderão ser cobradas pela Saneouro, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade.

As contas, que antes tinham preço fixo de R$22, agora preocupam os moradores que, a partir de simulações, perceberam que a nova realidade pode ser assustadora. Mas, de acordo com o contrato estabelecido entre a empresa e a prefeitura do município, as taxas só poderão ser cobradas, caso a Saneouro tenha realizado o teste de simulação 4 vezes na residência.

Ainda, segundo a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG), a tarifa passará por um ajuste de 21,83%. A agência realizou inclusive, uma consulta pública, para saber a opinião dos moradores sobre este aumento, mas teve pouco retorno. A maior parte da população ainda pede o fim da Saneouro e da privatização da água no município.

Moradora de Ouro Preto há 3 anos, Julia Adrielle Coelho, 24, reclama da qualidade do serviço. Além disso, ela relembra de quando iniciaram as instalações e de alguns problemas que surgiram. A moradora relata que em sua casa existe apenas um hidrômetro para 3 residências diferentes, sendo uma delas uma pousada. "A gente não sabe ainda como vai fazer essa divisão, porque a Saneouro não instalou mais de um hidrômetro, e a imobiliária também não deu resposta. E esse é o maior problema, porque a gente não sabe quando que vai vim a contas, e eles estavam fazendo aquelas simulações e estavam absurdas", relata a estudante.

O outro lado da história

De acordo com o vereador Wanderley Rossi, mais conhecido como Kuruzu, a Saneouro ainda não pode começar as cobranças. Em suas redes sociais o vereador afirma que a empresa ainda não atingiu a meta de 90% das instalações, apenas foram instalados 12 mil hidrômetros, equivalente a 66,6%.

Além disso, segundo ele, a Câmara dos vereadores de Ouro Preto aprovou um requerimento de sua autoria, assinado por outros vereadores, que convoca o superintendente a comparecer novamente no plenário da Câmara. "Os advogados da câmara estão estudando se podemos convocá-lo, visto que ele é o responsável maior de uma concessionária de serviço público. Não há dúvidas de que podemos convocar secretários, diretores, assessores e servidores públicos municipais, já no caso dele, estamos em dúvida",finaliza Kuruzu.

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias