Geral Educação

Covid-19: Unicamp registra 60,9% dos estudantes matriculados vacinados com duas doses

Por Redação

17/01/2022 às 09:05:58 - Atualizado há
Universidade prevê retomada de 100% das aulas presenciais em 3 de março e exige esquema vacinal completo. Ingressantes devem comprovar ao menos uma para matrícula. Estudantes no campus da Unicamp, antes da pandemia da Covid-19

Antonio Scarpinetti / Unicamp

À espera de retomar 100% das aulas presenciais em 3 de março, a Unicamp registra 60,9% dos estudantes matriculados e imunizados com duas doses de vacina contra a Covid-19. O dado foi solicitado pelo g1 à universidade estadual e considera atualizações realizadas até 13 de janeiro.

A Secretaria Executiva de Comunicação diz que o percentual refere-se a 23.050 alunos de todos os níveis entre os 37.840 matriculados. Além disso, a universidade informou quantos estudantes tomaram somente uma dose (única ou não) ou já receberam a dose de reforço. Veja abaixo detalhes.

Alunos matriculados: 37.840

Alunos com 1ª dose: 23.400 (61,8%)

Alunos com 2ª dose: 23.050 (60,9%)

Alunos com 3ª dose: 1.640 (4,3%)

Critérios

Segundo a Unicamp, todos os alunos de graduação, pós, extensão e de colégios técnicos que possam receber a vacina, segundo o programa de imunização do estado, devem comprar o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) para frequentar salas, laboratórios, restaurantes, bibliotecas, refeitórios, quadras esportivas, ambientes acadêmicos, moradia estudantil e outras áreas nos campi.

Já os estudantes ingressantes, por outro lado, precisam apresentar a comprovação de, no mínimo, uma dose de vacina contra a Covid-19 para realizar matrícula. A regra vale para todos os níveis.

"Caso haja impossibilidade de receber o imunizante por motivo de saúde, caberá ao aluno apresentar atestado médico. Alunos regulares de graduação e pós-graduação deverão apresentar seus comprovantes de forma online junto ao e-DAC (diretoria acadêmica); alunos dos cursos de extensão, junto às secretarias das unidades; alunos dos colégios técnicos, junto às suas secretarias", diz a nota.

A reportagem solicitou uma análise da universidade sobre os índices de imunização alcançados até o momento e quantos efetivamente têm o esquema vacinal completo, mas não houve resposta.

Monitoramento e força-tarefa

A Unicamp sinalizou que retomará 100% das aulas presenciais em 3 de março, por meio de uma nota divulgada na quinta-feira. De acordo com a instituição, o avanço da vacinação permitiu a elaboração de um plano de retorno das atividades depois de dois anos de suspensão e ensino remoto na pandemia.

"Se houver mudanças na situação epidemiológica a universidade poderá reavaliar [...] As aulas serão presenciais, com possibilidade de ensino remoto em casos excepcionais", informou a assessoria.

Uma força-tarefa foi estabelecida pela Unicamp para criar regras e fazer adequações nos campi para liberar a volta de alunos e funcionários, além de evitar possível transmissão da doença. São obrigatórios aos integrantes da comunidade o uso de máscara, distanciamento social e apresentação do comprovante de imunização completa (duas doses ou dose única) contra o coronavírus.

Em nota, a universidade estadual ressalta que monitora o avanço de casos da Covid-19 provocados pela chegada da variante ômicron ao país. A força-tarefa, que recebeu o nome de "Programa mão na massa", vai rastrear a nova cepa e "tem estimulado a testagem" para identificar infectados, diz texto.

Os testes RT-PCR em funcionários e alunos são realizados pelo Laboratório de Diagnóstico Molecular de Alto Desempenho (LBMAD). Além disso, 50% das salas da Unicamp já foram visitadas pelo grupo constituído pela reitoria para indicar melhorias e orientar todos os servidores.

Caso o número total de alunos supere a capacidade do ambiente, parte dos estudantes será colocada no que a Unicamp chama de "salas gêmeas". O local consiste em espaço onde os matriculados poderão acessar o conteúdo da aula através de uma tecnologia adquirida pela universidade.

Protocolos contra Covid-19

Uso obrigatório de máscara;

Distanciamento;

Comprovante de vacinação completa;

Cálculo da capacidade da sala baseado no cálculo de alunos em 2019 (pré-pandemia);

Compra de equipamentos para possibilitar que o aluno assista aula se a capacidade da sala for excedida;

Intensificação de testagem RT-PCR para diagnosticar casos positivos;

Compra de móveis

Ampliação de janelas

Contratação de empresa especializada em limpeza

Retomada gradual

Em outubro de 2021, a Unicamp divulgou regras para a retomada presencial, ainda naquele ano, de atividades práticas. Os cursos voltados para a área da saúde já haviam liberado a volta na pandemia.

VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias