Geral Arte e Famosos

Macaxeira, mandioca ou aipim? Entenda 'polêmica' entre os participantes do BBB 22

Por Redação

18/01/2022 às 20:04:03 - Atualizado há
No primeiro dia do programa, concorrentes ao prêmio de R$ 1,5 milhão discordaram sobre nome 'correto' do alimento. Especialistas explicam que não existe só uma forma 'certa' de chamá-lo. Saiba qual é o termo correto entre macaxeira, mandioca ou aipim

O BBB22, iniciado na segunda-feira (17), trouxe uma "polêmica" já nas primeiras horas de convivência dos participantes do programa. Nascidos em regiões diferentes do país, eles discordaram ao tentar definir qual o nome "correto" entre mandioca, macaxeira ou aipim. Especialistas ouvidos pelo g1 informaram que as três palavras são igualmente válidas (veja vídeo acima).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

"Como é que chama isso aqui na cidade de vocês?", perguntou o cearense Vinicius segurando o alimento, que é um tubérculo (ou raiz tuberina). Quando outros participantes da edição deste ano do Big Brother Brasil responderam que o chamavam de aipim, a paraibana Eslovênia, que mora em Pernambuco, rebateu: "É macaxeira, minha gente!".

Participantes do BBB 22 discordam sobre nome 'correto' entre macaxeira, aipim e mandioca

Reprodução/TV Globo

O uso da palavra “macaxeira” é mais comum no Nordeste, enquanto o termo “aipim” é mais utilizado pelo Sudeste, e “mandioca” é usado com mais frequência no Sul, de acordo com a professora de redação Fernanda Bérgamo, que participa do Projeto Educação, da TV Globo, e é colunista da rádio CBN Recife.

“Isso tem a ver com a questão do regionalismo, com a característica de cada região. Essa variedade linguística é o que encanta na língua portuguesa, pois a gente vive em um país de dimensões continentais. O mais legal é que isso mostra que quem determina o uso da língua, de um termo ou de outro, é o seu usuário”, afirmou Fernanda.

LEIA TAMBÉM:

Saiba por que fala de Natália sobre escravidão é problemática

Vitiligo: entenda a doença de pele de participante do BBB

Basculho: veja explicação sobre palavra dita por Gil no programa

A professora considera importante o programa mostrar as diferenças que marcam a língua portuguesa falada no Brasil.

“Como o Big Brother Brasil é um assunto nacional, ter esse tipo de discussão no programa é muito interessante porque é uma forma de combater a comunicação violenta e o preconceito linguístico, pois leva as pessoas a refletirem que as diferenças não necessariamente precisam provocar desentendimentos ou rejeições”, disse.

Vários nomes, mesma raiz

Macaxeira é consumida e chamada de formas diferentes no Brasil

Álvaro Gonçalves/Acervo pessoal

Embora seja conhecida como mandioca, aipim ou macaxeira, a depender da região do Brasil, o nome científico dessa espécie é um só: Manihot esculenta. Essa é uma planta nativa da América do Sul, de acordo com Álvaro Gonçalves, coordenador do Departamento de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

“É uma planta nativa nossa. O Brasil é um dos centros de origem da mandioca, que já era uma cultivada aqui pelos índios antes da chegada dos europeus. Atualmente, os principais produtores são países africanos, sobretudo a Nigéria, mas o Brasil é um dos três maiores produtores mundiais”, afirmou o professor.

Além da diferença de nomenclatura, ela é consumida de formas distintas no Brasil, segundo Álvaro.

“No Nordeste, a gente costuma consumi-la cozida ou na forma de farinha. No Sudeste e no Sul, não tem o consumo em forma de farinha, ela é mais consumida como caldo ou frita. O importante é que essa raiz é fonte de energia e serve como reposição energética, pois é rica em amido”, explicou.

O pesquisador também contou que existem dois grupos de macaxeira: a mansa, com tempo de cultivo entre 5 e 7 meses, e a brava, que pode ser colhida entre 10 e 16 meses após o plantio.

Duração do plantio muda conforme os dois tipos de mandioca: mansa ou brava

Álvaro Gonçalves/Acervo pessoal

“A mandioca de mesa é a mansa, aquela que a gente consome in natura. E a brava é aquela que vai ser destinada ao processamento, à industrialização para confeccionar polvilho, farinha, goma”, disse.

A diferença entre os dois grupos está no nível de ácido cianídrico (HCN) presente na raiz: se for abaixo de 50 mg/kg ou ppm (partes por milhão), a mandioca é mansa; se a quantidade for acima disso, a macaxeira é brava.

“Esse ácido se degrada em altas temperaturas. Por isso, a mandioca brava precisa ser torrada, submetida a altas temperaturas, para ser consumida”, afirmou Álvaro.

Vídeos de PE mais assistidos

"
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias