Geral Minas Gerais

Doações de sangue no Hemorio triplicam após campanha para ajudar petroleiro baleado em sequestro

.

Por Redação

13/03/2024 às 22:01:12 - Atualizado há
Segundo o hemocentro da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), o órgão recebeu uma quantidade de doações suficiente para salvar 1.200 vidas. Bruno Lima da Costa Soares levou três tiros durante sequestro e está internado em estado grave. Bruno Lima de Costa Soares foi baleado durante sequestro em ônibus no RJ

g1

O Hemorio registrou nesta quarta-feira (13) um aumento de 189% nas doações de sangue realizadas no município. A onda de solidariedade teve início com a campanha para ajudar petroleiro Bruno Lima da Costa Soares, que levou três tiros durante o sequestro de um ônibus na Rodoviária do Rio.

Após a campanha do Sindicato dos Petroleiros (Sindspetro) pelo aumento de doações, o Hemorio encerrou o expediente com 303 coletas realizadas, quase três vezes mais do que as 105 bolsas da última terça-feira (12).

Segundo o hemocentro da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), o órgão recebeu uma quantidade de doações suficiente para salvar 1,2 mil vidas.

Diversas categorias de trabalhadores dos setores de mobilidade e petroleiro compareceram à sede do instituto, no Centro do Rio, ajudando a aumentar os estoques.

Doações de sangue no Hemorio triplicam após campanha para ajudar petroleiro baleado em sequestro

Divulgação Hemorio

"É importante ressaltar que as doações de sangue são imprescindíveis para o reforço dos nossos estoques. Todos os pacientes graves internados em hospitais públicos e privados do estado do Rio de Janeiro serão beneficiados. Por isso, apelamos para que os doadores compareçam à sede do Hemorio com regularidade", afirmou o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.

Paciente segue em estado grave

Bruno Lima da Costa, de 34 anos, estava no ônibus que foi sequestrado na tarde da última terça-feira. Durante a ocorrência, ele foi baleado no tórax e no abdômen.

Internado no Hospital Souza Aguiar, ele passou por cirurgia delicada. Mais tarde ele foi transferido para Instituto Nacional de Cardiologia. Os médicos avaliavam se ele será ou não submetido a uma nova intervenção para a retirada da bala, que está perto do coração.

O passageiro baleado é funcionário da Petrobras. Ele nasceu em Volta Redonda (RJ), viveu a infância em Bicas, na Zona da Mata de Minas Gerais, e depois se mudou para Juiz de Fora, onde cursa engenharia elétrica na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Passageiro baleado durante sequestro de ônibus continua em estado grave; médicos avaliam se mantêm bala alojada

Atualmente, divide a rotina de estudos na cidade mineira com o curso preparatório que realizava na Petrobras desde novembro do ano passado.

Quem pode doar

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto.

Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses.

Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

O endereço do Hemorio é Rua Frei Caneca, 8, Centro.
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias