De 1º a 5 de abril, acontece em Uberlândia a 11ª edição da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), no Parque de Exposições Camaru.
De 1º a 5 de abril, acontece em Uberlândia a 11ª edição da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), no Parque de Exposições Camaru. O Sebrae Minas é parceiro do evento e vai oferecer um espaço para orientações técnicas e gerenciais para produtores rurais. Um consultor do programa Educampo vai atender os interessados, analisar os dados da propriedade rural e sugerir caminhos para favorecer o aumento da produção, da competitividade e da rentabilidade do negócio.
A instituição também vai promover o Seminário "Transição verde: uma agricultura sustentável e rentável" no dia 4 de abril, às 9h, no auditório principal. Entre os temas que serão discutidos por especialistas, estão: "Biorrecursos: do biogás ao hidrogênio verde"; "Biotecnologia: em que os bioinsumos revolucionarão a agricultura?"; e "Bioecologia: o valor real da floresta em pé – conservar dá dinheiro?".
Outra solução que será apresentada pelo Sebrae Minas na Femec é o Sebraetec – programa que tem o objetivo de facilitar o acesso dos pequenos negócios à inovação, por meio de consultorias tecnológicas e subsidiadas. Os empreendedores podem escolher as soluções de acordo com as necessidades do seu negócio, e receber soluções sob medida.
A analista do Sebrae Minas Fabiana Queiroz destaca que a feira é uma oportunidade para impulsionar os pequenos negócios rurais. "As fazendas devem ser geridas como empresas, e o Sebrae coloca à disposição do produtor diversas capacitações e consultorias com profissionais que vão analisar as propriedades e ajudar a planejar os próximos passos, garantindo a viabilidade e a melhoria do negócio", explica.
Espaço Origem Minas
O Sebrae Minas também montou na Femec 2024 um espaço para exposição e venda de produtos típicos da gastronomia mineira. No Armazém Origem Minas, os visitantes do evento poderão degustar e comprar produtos de pequenos negócios da agroindústria mineira, como: queijos, cachaças, geleias, doces, temperos e cafés.
O programa Origem Minas – iniciativa do Sebrae Minas em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) – oferece capacitação, regularização, promoção e apoio no acesso a mercados aos pequenos negócios do setor no estado, fomentando o desenvolvimento, a competitividade e a valorização da agroindústria mineira.
Educampo
Com o objetivo de estimular a inteligência essencial no desenvolvimento individual e coletivo do agronegócio, o Educampo é uma iniciativa do Sebrae Minas que já beneficiou mais de sete mil produtores de leite e café em Minas Gerais, por meio de uma rede de compartilhamento de informações. Os produtores têm acesso à tecnologia que favorece o aumento da produção, da competitividade e da rentabilidade das propriedades rurais.
Hoje, o Educampo é realizado em 363 municípios mineiros, com atuação direta em 1.320 propriedades. Especialistas treinados pela metodologia orientam os produtores em consultorias individuais e sobre o uso de ferramentas gerenciais exclusivas. Esse trabalho do Sebrae Minas também é desenvolvido em parceria com associações, cooperativas e empresas privadas, que contribuem para o fortalecimento do agronegócio no estado.
A feira
A Femec é considerada o principal evento no estado para exposição, comercialização e lançamentos de produtos da indústria de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas. O evento é uma realização do Sindicato Rural de Uberlândia e, em sua 11ª edição, traz o tema "Biocombustíveis. A nova energia vem do campo".
Em 2023, a Femec gerou cerca de R$ 2,4 bilhões em negócios. Foram 300 expositores e um público estimado de 100 mil pessoas de todo o país.
-
FEMEC – Feira do Agronegócio Mineiro
De 1 a 5 de abril
Parque de Exposições Camaru – Av. Juracy Junqueira de Rezende, 100 – Pampulha
Informações: www.femec.com.br
-
Assessoria de Imprensa | Sebrae Minas – Regional Triângulo
Vanessa Braga – (34) 99903 8603