Geral Educação

EJA: MEC institui educação de jovens e adultos integrada à educação técnica

Por Redação

02/12/2021 às 14:46:37 - Atualizado há
Programa que será ofertado em três formatos ainda não tem data para entrar em funcionamento. EJA terá modalidade de ensino técnico

Divulgação

Uma portaria do Ministério da Educação (MEC) publicada nesta quinta-feira (2) no "Diário Oficial da União" institui a implantação da educação profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA Integrada - EPT) busca cumprir a meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a oferta de, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

O EJA Integrada - EPT vai ofertar cursos de ensino fundamental e ensino médio articulados com qualificação profissional ou curso técnico de nível médio.

Os cursos deverão ser realizados pelas instituições pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), como os Institutos Federais e escolas técnicas vinculadas às universidades federais.

LEIA TAMBÉM

Novo ensino médio: entenda o que deve mudar a partir de 2022

Crise na Capes: 80 pesquisadores fazem renúncia coletiva

Educação na pandemia: TCU faz duras críticas à atuação do MEC

Serão três os formatos oferecidos:

forma integrada: que resulta de currículo pedagógico que integra os componentes curriculares da formação geral somados aos que compõem a formação profissional, com vistas à formação e à qualificação em diferentes perfis profissionais, atendendo às possibilidades dos sistemas e às singularidades dos estudantes, com matrícula única na mesma instituição;

concomitante: a formação profissional é desenvolvida paralelamente à formação geral (áreas do conhecimento), podendo ocorrer, ou não, na mesma unidade escolar, por meio de matrículas distintas para cada curso; e

concomitante na forma: desenvolvida simultaneamente em distintas instituições educacionais, mas integrada no conteúdo, mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementariedade, para a execução de Projeto Político Pedagógico - PPP unificado, ofertada simultaneamente em escolas diferentes, mas com os conteúdos integrados, nos termos dos convênios pactuados.

O calendário de implementação nacional do EJA Integrada - EPT ainda não foi estabelecido.
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias