Geral Tarifa Zero

Juliano Duarte participa de live e fala sobre o combate à pandemia, privatização do Saae e transporte coletivo gratuito

Por Redação

12/01/2021 às 17:58:50 - Atualizado há

Na noite desta segunda-feira (11), o prefeito em exercício, Juliano Duarte, participou de entrevista promovida pelo Jornal Ponto Final. Dentre as pautas, que envolveu a privatização do Saae e transporte público gratuito, a ênfase foram as ações de enfrentamento e combate a Covid-19 no município. Juliano relembrou sua trajetória política e lamentou que o município passe novamente por um governo interino.

Uma das ações de combate ao coronavírus foi a assinatura de um protocolo de compra de vacina junto ao Instituto Butantan de São Paulo. O prefeito afirmou que o município está preparado para receber a vacina, mas explicou que ainda está aguardando a liberação da Anvisa para iniciar a imunização da população. Duarte ressaltou que a prefeitura vai intensificar a fiscalização nos comércios, bancos e casas lotéricas com o objetivo de evitar as aglomerações. "No último final de semana já foram realizadas ações de combate e que ao longo do dia de hoje, os fiscais de endemias, juntamente com a Guarda Municipal, já iniciaram o trabalho pela cidade", disse o prefeito.

O prefeito explicou que o endurecimento da fiscalização e a ampliação das ações foram necessárias porque a cidade regrediu para a onda vermelha do programa Minas Consciente. O alto número de pessoas contaminadas, o aumento da ocupação dos leitos e o crescimento de óbitos levou o prefeito Juliano Duarte a assinar e publicar o decreto 10.368/2021, onde fica estabelecido o fechamento do comércio às 22h. De acordo com o chefe do executivo, a equipe responsável está preparada e trabalhando arduamente para que Mariana retorne a onda amarela do programa, entretanto, o prefeito lembrou a importância da participação e conscientização da população. "Se avançarmos ou regredimos, iremos todos juntos, por isso, a colaboração de todos é essencial", pediu. O prefeito Juliano Duarte destacou a parceria firmada entre as cidades de Ouro Preto, Mariana e Itabirito, o que segundo ele, será primordial no combate a Covid-19.


Privatização do SAAE e um governo participativo

A privatização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (SAAE) também foi tema da conversa, o prefeito foi categórico em dizer que a população marianense não pode mais conviver com a falta d'água, e ressaltou que a mudança e privatização do serviço é uma realidade que não pode ser adiada. O gestor reiterou que seu governo é técnico e, sobretudo, participativo Ele, destacou ainda, que todos os projetos vão passar por sua equipe de secretários e vereadores. O prefeito em exercício enfatizou que vai trabalhar em prol da população, priorizando ações com caráter de urgência.

Tarifa Zero

Outro assunto abordado durante a entrevista foi sobre o transporte público. Segundo o prefeito, caso a empresa concessionária destes serviços não atenda as solicitações do município, que foram apresentadas pelo Comitê de Saúde, para minimizar o impacto da proliferação do vírus, a prefeitura vai entrar com uma ação judicial para assumir a prestação deste serviço. "A empresa não demonstra que vai nos atender em nossas solicitações. Precisamos das linhas dos distritos, que foram retiradas. Precisamos do aumento do número de ônibus nas linhas dentro da cidade. Caso a empresa não volte com o serviço, a prefeitura irá se responsabilizar por ele", disse Juliano, reafirmando que estudos já estão em fase final para viabilizar a implantação do transporte coletivo gratuito na cidade.

Várias perguntas de cidadãos foram respondidas por Juliano Duarte. Ele disse que vai continuar mantendo um diálogo mais amplo e transparente com a população. "Eu não sei quanto tempo irei ficar na prefeitura, afinal, meu governo é interino, mas estarei sempre disposto a ouvir e dialogar. A prefeitura está de portas abertas para receber a toda população", destacou.

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias